Hormônio Anti-Mülleriano
O que é Hormônio Anti-Mülleriano
11 de dezembro de 2017
Menino ou Menina – Exame de Sexagem Fetal
9 de março de 2018

Tireoide

Tireoide

Tireoide

Tireoide

Entendendo a Tireoide: Hipotireoidismo
Aprenda e entenda sobre o que é o hipotireoidismo.

O que é a glândula tireoide?
A glândula tireoide está localizada no pescoço, logo abaixo de sua laringe (cordas vocais). Ela produz dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o seu metabolismo, que é a maneira como o seu corpo usa e armazena energia.
A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada em seu cérebro. A hipófise produz o hormônio estimulador da tireoide (TSH), que induz a tiróide a produzir T3 e T4.

Você sabia que …?
Se você tem hipotireoidismo, você deve dizer a seus parentes sobre sua condição. Eles também tem risco de ter doenças da tireoide e devem ser examinados.

O que é o hipotireoidismo?
Hipotireoidismo significa que você tem muito pouco hormônio tireoidiano. Outro termo usado é “tireoide hipoativa.”
O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide, ocorre mais frequentemente em mulheres e pessoas com mais de 60 anos de idade e tende a se repetir entre os membros da família.

Os sintomas de hipotiroidismo podem incluir:

  •  cansaço / lentidão
  •  depressão mental
  •  sensação de frio
  •  pequeno ganho de peso (apenas 2 a 4 kg)
  •  pele e cabelo secos
  •  constipação
  •  irregularidades menstruais

Esses sintomas não são exclusivos do hipotireoidismo. Um simples exame de sangue pode mostrar se os sintomas são devidos ao hipotireoidismo ou de alguma outra causa. Pessoas com hipotireoidismo leve podem não ter qualquer sintoma.

Como saber se você deve fazer exames de tireoide?
Se você tiver um ou mais dos sintomas de hipotireoidismo ou se há pessoas com doenças da tireoide em sua família, pergunte ao seu médico se você deve fazer um exame de sangue. Alguns especialistas também recomendam exames no início da gravidez ou em mulheres que querem engravidar.
Os médicos também podem recomendar exames para mulheres com idade superior a 60 anos, mesmo que eles não tem sintomas. Se você for diagnosticado com hipotireoidismo, precisará de tratamento para evitar graves problemas de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.